5 dicas para economizar na sua obra

Construir a casa própria é o sonho da maioria das pessoas, porém fica pergunta: como devemos construir no atual momento econômico do nosso país? A resposta para essa pergunta é simples: devemos planejar bem, ser capaz de cortar despesas desnecessárias, buscar avaliar e otimizar todo o processo.

Pensando em auxiliar profissionais da engenharia e todas pessoas que pensam em construir, hoje o Blog Engenharia Moderna vai listar algumas dicas para você economizar na sua construção.

Planejamento

 

Muitas pessoas não imaginam, mas a principal economia começa antes da obra. Atualmente os profissionais da engenharia civil devem buscar otimizar o processo executivo como um todo. Eles devem reduzir os custos, estipular prazos para os serviços e garantir a qualidade do produto final.

Em primeiro lugar é importante o cliente informar ao engenheiro ou arquiteto o valor que pretende gastar na construção. A partir deste valor deve-se analisar o modelo de casa a construir, metragem, arquitetura, número de cômodos e assim buscando o melhor projeto para o investimento que esta sendo feito.

Após o projeto ser concluído, o profissional da engenharia deve elaborar um cronograma com todas as etapas da construção, o que também te poupará gastos no futuro.

 

Avaliar o Terreno

 

Antes de iniciar o projeto é preciso estudar o terreno e analisar se será necessário fazer adequações. Caso o terreno seja irregular, o profissional deverá indicar qual será a opção mais vantajosa se será possível construir daquela maneira mesmo ou se vai ser preciso realizar uma terraplanagem.

A solidez do solo é outro ponto que deve ser avaliado. É necessário realizar sondagem do terreno e avaliar exatamente qual a fundação necessária, evitando desperdícios.

 

Projeto Hidráulico, proximidade das 'áreas molhadas'

 

Uma forma pouco utilizada e muito eficiente é economizar com tubulações, para isso é necessário deixar cozinhas, áreas de serviço e banheiros próximas e se possível usar a mesma parede hidráulica. Adotando esta medida serão usados comprimentos menores de tubos, o que garantirá uma alta economia para sua obra.

O reservatório de água também deve ficar próximo dessas áreas. Isto reduz a quantidade de tubos e também melhora a pressão de saída da água já que o caminho entre a caixa e os pontos de utilização fica menor e com menos curvas.

 

Projeto de residência com parede hidráulica compartilhada entre cozinha e banheiro (Fonte: Infraestrutura Urbana)

 

A escolha da Mão de Obra

 

É necessário de pedreiro, marceneiro, pintor, eletricista, além de outros profissionais para executar uma obra. O gasto com mão de obra algumas vezes pode chegar a metade do gasto total de uma construção. Deve-se estar atento sempre preço e a qualidade do serviço daquele profissional.

Existem 2 regras básicas para a contratação de um prestador de serviço: checar as referências e entrevistá-lo. É necessário ter uma conversa para ver se vocês se entendem, buscar ver outras obras realizadas por este profissional e assim ter a confiança no serviço que este irá realizar.

Esta é uma das etapas onde é preciso ter mais cuidado. Como diz o ditado: o barato sai caro. As vezes um profissional da construção muito barato pode não executar com qualidade um serviço, portanto, será preciso contratar outro funcionário para refazer aquele trabalho, o custo fica mais alto do que contratar um bom profissional logo de primeira.

 

Escolha dos acabamentos

 

O que não falta atualmente são opções de acabamento no mercado. É necessário pesquisar e buscar encontrar alternativas de acabamentos que ficam dentro do seu orçamento. Muitas vezes o mais simples são bonitos esteticamente, cumprem bem a função e atendem às normas técnicas.

Conheça, pesquise, visite lojas, negocie descontos e pergunte para os profissionais o que utilizar. Itens de acabamento podem variar muito de preço. Há vários modelos com preços e acabamentos bem variados. Deixe a preguiça de lado, faça orçamentos e amplie suas opções.

 

Com estas dicas o Blog Engenharia Moderna espera ter ajudado vocês. Lembre-se sempre dessas informações na hora de realizar o sonho de construir sua casa! Tem mais dicas para economizar na construção ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em contato!

 

 

Engº Antônio Augusto Sousa Siqueira

antonioaugustoss@hotmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/antoniosousasiq

 

 

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: