Como aproveitar a minha faculdade para vida profissional?

Muitos não conseguem entender mas a carreira começa na faculdade, a maneira como você leva sua vida universitária vai interferir na sua vida profissional após ela. É importante saber conduzir essa época da sua vida para se diferenciar dos outros profissionais do mercado.

Hoje, o Blog Engenharia Moderna vai reunir algumas dicas de como fazer com que essa época de estudo seja um diferencial para você.

 

Cursos e atividades extracurriculares

Na faculdade você recebe o fundamental para que atue na profissão. Contudo, uma formação abrangente vai além do que é visto nos muros da faculdade.

Não apenas enquanto você for universitário, mas em sua vida toda, é importante investir em cursos e atividades extracurriculares, alavancando sua formação continuada. Além de melhorar seu currículo e o aprendizado, você irá ampliar suas conexões, pois se manterá em contato com novas pessoas.

 

Fazer estágio

O aprendizado teórico obtido em sala de aula é fundamental. Porém, ele só será efetivo se você complementá-lo com saberes práticos.  Durante a faculdade, você terá a oportunidade de fazer um estágio, aproveite essa chance!

O estágio é a chance de atuar em sua área, com isto você estará desenvolvendo conhecimentos práticos, fazendo com que você enxergue o saber de um modo diferente.

 

Aprender outros idiomas

O português não é um dos idiomas mais usados no mundo, é importante que você aprenda novas línguas. Nos tempos atuais o inglês e espanhol se tornaram básicos, é importante buscar outros idiomas como o francês e alemão.

Uma dica é o mandarim, pois hoje ocorre um grande investimento chineses no Brasil. Como poucos profissionais sabem falar este idioma, você pode garantir sua futura vaga e com um salário acima da média.

 

Faça amizade com alunos e professores
Ter amizades com alunos e professores não funciona apenas para para que você tenha ajuda com tarefas da faculdade. É de fundamental importância para ampliar sua rede de contatos. Uma pessoa que valoriza isto tem vários benefícios, após a faculdade é muito comum receber indicação para um serviço, fazer parcerias com empresas destas conexões, etc.

 

 

Participar de projetos de pesquisa da faculdade

A inserção do aluno de graduação em projetos de pesquisa é um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa.

Para desenvolver um projeto de pesquisa é necessário buscar o conhecimento existente na área, formular o problema e o modo de enfrentá-lo, coletar e analisar dados, tirar conclusões. Com isto aprende-se a lidar com o desconhecido e a encontrar novos conhecimentos.

 

Portanto, sigam estas dicas e aproveitem sua vida universitária para se diferenciar. Uma boa vida universitária agrega valor ao seu currículo ou serviço!

 

Comentem qualquer dúvida, crítica ou sugestão!

 

Antônio Augusto Sousa Siqueira

Engenheiro Civil

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/antoniosousasiq

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: