Palestra: Mercado Atual, Diferencial e o uso do Software REVIT

Nos dias 01 e 02 de dezembro o Eng. Antônio Augusto Sousa Siqueira, fundador do Blog Engenharia Moderna, foi convidado para fazer uma palestra na UNIFIL durante a semana da engenharia.

O tema da palestra foi: "Mercado Atual, Diferencial e o uso do Software REVIT". Esta apresentação ocorreu no auditório do prédio da Funtel para os alunos de Engenharia Civil e Elétrica. Separamos um resumo dos assuntos abordados para vocês que acompanham o Blog.

 

Mercado Atual

 

Para analisar o mercado atual podemos nos basear em dois números:

- Números de desempregados no Brasil: 12 milhões (Fonte: Globo)

- Número de empresas criadas entre janeiro e julho de 2016: 1.199.373 (Recorde desde 2010 / Fonte: Serasa).

Através destes dados, concluímos que o mercado de trabalho esta cada vez mais concorrido e com mais profissionais disputando vagas. Além disto, muitas pessoas tem buscado abrir seu negócio próprio devido ao enfraquecimento das grandes empresas e a falta de oportunidade profissional.

 

Diferencial

 

Para se conseguir uma vaga de emprego ou montar uma firma que se destaque em um momento de grande concorrência é necessário buscar um diferencial!

Muitas pessoas confundem exigência e diferencial. Atualmente temos algumas características profissionais que já são exigidas na pré seleção do mercado, isto se caracteriza como exigência.

Porém existem qualidades que não são comuns a todos profissionais, esta característica faz com que você esteja um passo a frente do outro no mercado, isto seria um diferencial.

Elaboramos uma tabela com algumas exigências e alguns diferenciais do mercado: 

Tabela Exigência x Diferencial

 

Software REVIT 

 

O diferencial escolhido para ser apresentado aos alunos foi o domínio do REVIT, através de um curso extensivo. Este é um software que utiliza a tecnologia BIM, que integra e modela o edifício virtual. Ou seja, é um programa BIM que pode criar toda uma edificação a partir da planta baixa. Fazendo a partir desta planta: a maquete eletrônica, cortes e vistas, além de simular valores.

Foi exposto aos alunos um projeto feito no REVIT. Através deste, foi demonstradas algumas ferramentas que este software possui, tais como: Modelagem 3D, gerar cortes automáticos a partir da planta baixa e a geração de tabelas quantitativas.

Apresentação de um projeto de edificação feito no REVIT

 

Vantagens do uso do software REVIT:

- Velocidade na criação do projeto: como nele é necessário somente desenhar a planta baixa para gerar todas outras fases do projeto, você gasta apenas 1/5 do tempo de um projeto arquitetônico feito no AutoCAD;

- Maquete 3D: ele cria o projeto 3D da edificação, trazendo beneficio para apresentação do projeto, correção de falhas e facilitando a venda em planta da edificação;

- Tabela quantitativa: Ele gera tabela de materiais utilizados naquela edificação, sendo possível colocar custo nestes produtos. Assim você consegue fazer o orçamento daquela obra.

 

Outros softwares de destaque no mercado atual: Eberick, Qi Elétrico, Qi Hidráulico, Sketchup, Lumion, Vray, MS Project.

 

Isto foi um resumo do assunto apresentado na palestra realizada na UNIFIL. Agradecemos a instituição e ao Prof. Ms. Adriano Rodrigues, coordenador das engenharias EaD da UNIFIL, pelo convite para realização desta palestra.
Qualquer dúvida, sugestão ou crítica deixe o seu comentário.

 

Eng. Antônio Augusto Sousa Siqueira

Engenheiro Civil

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/antoniosousasiq

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: