Visita à obra: Subestação de energia

Para comemorar o dia 11 de dezembro, dia do engenheiro, o Blog Engenharia Moderna preparou uma matéria sobre a visita a obra de uma subestação de energia na cidade de Vargem Grande Paulista/SP.

Esta subestação de energia faz parte do complexo da futura Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp em Vargem Grande/SP. Essa ETA vai captar um volume suficiente para atender dois milhões de moradores. A firma responsável pela execução da subestação é a SISEL - Engenharia e Sistemas Elétricos Ltda.

 O que é uma Subestação de energia?

 

A subestação de energia (SE) é composta por conjuntos de equipamentos de manobra com o objetivo de dirigir o fluxo de energia. Ela possibilita a variação dessa energia através de rotas alternativas, além de possuir dispositivos de proteção capazes de detectar os diferentes tipos de falhas e de isolar os trechos onde essas falhas ocorrem. No Brasil encontramos subestações de 69 kV, 138 kV, 230 kV, 345 kV, 440 kV, 500 kV, 750 kV.

 

A Obra

 

A Subestação de energia que foi visitada é de 138kV e está em fase final de construção, sua conclusão deverá ocorrer no mês de fevereiro.

Em obra de subestações ocorre a instalação de posteamento. Estes postes servirão como apoio para os suportes jabaguaras que receberão as vigas, onde serão instalados os equipamentos elétricos.

Posteamento já com as jabaguaras, vigas e equipamentos elétricos instalados, transformadores no fundo

Durante a nossa visita, foi possível presenciar a colocação de diversos postes, onde o procedimento foi feito através de um caminhão guindauto (Munck). Os postes foram colocados em fundações circulares de aproximadamente 60 cm de diâmetro feito com manilhas de concreto, que será preenchido de concreto após alinhamento do poste.

 Instalação de postes utilizando caminhão Munck

No mesmo dia, foi possível ver a confecção do gabarito do sistema de drenagem e canaletas.

Nesta obra os transformadores já haviam sido instalados, e devido ao alto peso foi feita uma grande fundação para servir de suporte para eles, sendo caracterizada como uma fundação profunda.

Durante o restante de obra serão feitos: as canaletas, parede corta-fogo, casa de controle, aterramento para ajuste de nível da obra, ligação dos condutores e o sistema de drenagem. Sendo que a drenagem é de extrema importância devido a alta tensão que circula por esse sistema.

Destacamos a grande preocupação da empresa quanto ao uso dos EPI's nesta obra de grande periculosidade, todos os funcionários sempre utilizam os equipamentos básicos e os de trabalho em altura.

Os engenheiros envolvidos na obra são o Engenheiro Civil José Benedito de Souza e o Engenheiro Eletricista Homero Siqueira.

 Antônio Augusto Sousa Siqueira (Eng. Civil); Homero Siqueira (Eng. Eletricista); José Benedito de Souza (Eng. Civil)

 

Alguns equipamentos de uma Subestação

 

- Transformador: dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, induzindo tensões, correntes e/ou de modificando os valores das impedâncias elétricas;

- Chave seccionadora: é um dispositivo destinado a isolar partes de circuitos elétricos. Tem como objetivos: seccionar a rede minimizando os efeitos das interrupções programadas, estabelecer ''by pass'' e garantir possibilidade de manobras no circuito;

- Para-raios: Protege a subestação atraindo as descargas elétricas atmosféricas;

- Parede corta fogo: Uma parede resistente ao fogo construída próximo aos transformadores, caso algum destes apresentem problemas ela vai impedir a propagação do fogo;

- Isoladores de apoio: É onde se apoiam os condutores de eletricidade, podendo ser fixados de maneira rígida ou não. 

- Sistema de drenagem: sistema projetado para garantir que não ocorra umidade na rede elétrica. Sendo este de extrema importância para segurança da subestação.

 

SISEL Engenharia

A SISEL Engenharia e Sistemas Elétricos Ltda. é uma empresa que está no mercado a mais de 20 anos. Ela atua nos campos de infra-estrutura elétrica industrial, linhas de transmissão e distribuição e infra-estrutura civil em geral. A SISEL é especializada na Construção de subestações de Energia e Usinas Eólicas. Saiba mais no site: http://www.siselengenharia.com.br/
Agradecemos a SISEL Engenharia pela oportunidade de visitar esta obra e poder repassar o que vimos para os nossos leitores.

 

Deixe seu comentário se tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão!

Eng. Antônio Augusto Sousa Siqueira

Engenheiro Civil

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/antoniosousasiq

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: