Melhores softwares para Engenharia Civil

Muitos podem pensar que conhecer o AutoCAD seja suficiente no ramo da Engenharia Civil. Porém, o mercado concorrido exige mais dos profissionais. Desse modo surge a necessidade de sempre buscar aprender mais programas para não ficar atrás dos concorrentes no mercado. Oferecer projetos melhores e mais completos para nossos clientes ou firmas onde estamos trabalhando é com certeza um diferencial.  

Separamos para os leitores uma lista de softwares essenciais para vida profissional como um Engenheiro Civil.

1) AutoDesk Revit

 

Quando se tem domínio em 2D, é interessante começar a aprender a parte de desenho em 3D, cujo objetivo é dar a você a base para modelar as edificações em modelos tridimensionais. O REVIT tem como característica ser um software que utiliza tecnologia BIM – Building Information Modeling, sendo um dos mais conhecidos para modelagem 3D.
Com ele, através da planta baixa você consegue fazer automaticamente maquete eletrônica, cortes e vistas, além de simular quantitativo de materiais.

2) AltoQi Eberick

 

Uma vez estudado as principais disciplinas de análise estrutural e concreto, você está pronto para começar o aprendizado de um programa profissional de projeto estrutural. Essa preparação é importante para que você saiba interpretar os resultados gerados pelos programas, os quais tem uma quantidade enorme de parâmetros necessários para serem definidos e interpretados. 

O Eberick é um programa muito completo e o mais fácil de usar dentre todas as opções. O programa tem muito material de apoio, como tutoriais, artigos técnicos e cursos online, o que poderá ser fundamental para seu aprendizado.

Com ele você consegue fazer projetos estruturais com muita rapidez. Após predefinir as informações de projeto, o programa oferece automaticamente o tamanho da fundação, quantidade de ferragem e todas plantas necessárias para entrega do projeto.

 

3) QiBuilder

 

O mais recente entre os softwares listados, o QiBuilder, é um pacote de programas da AltoQi que funciona integrando os projetos hidrossanitários, elétricos, de combate a incêndio, SPDA, gás predial e alvenaria estrutural. O QiBuilder permite que você modele toda a estrutura integrando todos esses projetos e ainda permite exportar esse modelo para ser compatibilizado com os demais programas de engenharia.

 

4) Sketchup

 

SketchUp é um software próprio para a criação de modelos em 3D no computador. O programa, que pode ser baixado gratuitamente, é um produto do grupo Google extremamente versátil e muito fácil de usar.

É muito usado em atividades profissionais que necessitam desenvolver rascunhos de produtos tridimensionais. Muito utilizado na área de Arquitetura, devido a sua facilidade de modelagem de estudos de formas e volumes tridimensionais. O software é muito utilizado também por Designers de Móveis, Desenhistas Técnicos, Engenheiros Civis, Engenheiros Mecânicos, Designers de Produtos, Escultores, Game Designers, e diversas outras profissões relacionadas aos trabalhos que necessitem visualizações em 3D.

5) Lumion

 

O Lumion é um software de renderização real time. Através dele você consegue dar vida a seus projetos arquitetônicos, sendo um software de visualização 3D para arquitetos. Nele você importa seus projetos feitos no REVIT ou sketchup e em seguida, pode modelar o terreno, adicionar árvores, nuvens, pessoas, efeitos artísticos e materiais. Após isso, você converte seu projeto em uma imagem ou filme 3D surpreendente.

6) Microsoft (MS) Project

 

Em projetos, planejar é fundamental! Há algumas ferramentas de mercado que nos auxiliam bastante na fase do planejamento, execução e monitoramento e controle de um projeto. O MS Project é a ferramenta mais usada para gestão de projetos.

O MS Project é um dos produtos da Microsoft, sendo o mais popular para criação de cronogramas! O Project gerencia 3 fatores de seu projeto, de forma interdependentes e sujeitos as alterações no decorrer do processo.  Sendo que, se houver modificação em um dos fatores, os outros também serão afetados. Estes fatores são: Tempo, recursos e o escopo.

 

Com isto finalizamos a matéria, esperamos ter mostrado para vocês a importância de aprender estes softwares e a utilidade de cada um. Deixe seu comentário se tiver alguma sugestão de software, crítica ou dúvida! 

 

Eng. Antônio Augusto Sousa Siqueira

Engenheiro Civil

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/antoniosousasiq

 

 

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: