Curiosidados sobre as obras do Maracanã

Hoje iremos falar algumas curiosidades sobre a construção e reforma de um empreendimento marcado na história brasileira, o Maracanã. Esse estádio, que já foi palco de duas finais de copa do mundo e uma final olímpica, está presente no coração de cada amante do esporte.

 

Curiosidades das obras do Maracanã

 

A construção do maracanã foi encerrada em 1950 e ele já passou por diversas reformas, sendo a última delas para copa do mundo de 2014. O estádio inicialmente tinha capacidade para 200 mil pessoas, após passar por várias reformas, instalação de cadeiras numeradas e se adequar aos novos padrões de segurança impostos pela Fifa, o Maracanã, hoje comporta 78.838 torcedores.

 Instalação de cadeiras numeradas no estádio Maracanã

Separamos hoje algumas curiosidades sobre a construção e reformas que ocorreram no Maracanã:

 

- Para construção do estádio foram realizadas 7.730.000 horas de trabalho sem interrupções. 

- Os sacos de cimento utilizados na obra, se empilhados, formariam 78 colunas de 710 metros, a altura do Corcovado.

- O concreto da obra daria para levantar edifícios de dez andares (30 metros) em ambos os lados e em toda a extensão da Av. Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro;

- Com a madeira gasta se construiria três tablados das dimensões da Av. Presidente Vargas e com a areia, a mesma avenida seria coberta com uma camada de 25 cm.

- A reforma do estádio foi a com maior número de irregularidades dentre as obras de arenas que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014, de acordo com relatório do TCU (Tribunal de Contas da União). O custo do Maracanã para a disputa da Copa do Mundo ultrapassou R$ 1,3 bilhão.

- Durante a obra de adequação do estádio para a Copa de 2014, a lama resultante das perfurações da fundação foi reaproveitada e deu origem a 2,1 milhões de tijolos e 560 mil telhas.

- Na reforma para copa de 2014 cerca de 75% do material de demolição foi reutilizado no próprio Maracanã e em outras obras públicas.

- Confira este vídeo que mostra o antes e depois da reforma de 2014:

 

Você sabia

 

A primeira partida que ocorreu no estádio na verdade foi na noite de véspera de inauguração do Maracanã, 15 junho de 1950. Foi um amistoso entre os engenheiros e os operários que trabalharam na construção, não foi registrado o placar da partida.

 Registro da partida entre engenheiros e operários no Maracanã (Fonte: O Globo)

 

Deixe seu comentário se tiver qualquer dúvida, crítica ou sugestão!

 

Fonte: UOLVejaMaracanã Online

 

Eng. Antônio Augusto Sousa Siqueira

Engenheiro Civil

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/antoniosousasiq

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: