Ciclovia sustentável que brilha no escuro

Uma cidade no interior da Polônia trouxe uma solução genial para um problema enfrentado por muitos ciclistas que pedalam à noite: a iluminação das vias. Lidzbark Warminski, localizada no nordeste do país, inaugurou no final do ano de 2016 uma ciclovia que brilha no escuro.

 

A Ciclovia

 

O primeiro modelo desta ciclovia solar que brilha à noite foi feita em Neunen, na Holanda, onde viveu o artista Vincent van Gogh. A ideia foi inspirada em uma das obras mais famosas do pintor, o quadro "A Noite Estrelada".

 Ciclovia em Neunen, na Holanda

Esse modelo foi aplicado na Polônia, onde uma ciclovia teve 100 metros de seu percurso iluminados com essa tecnologia. O asfalto contém partículas sintéticas chamadas de “luminóforos” e foi desenvolvido pela companhia europeia de tecnologia TPA Instytut Badań Technicznych Sp. z o.o. 

Durante o dia as partículas são carregadas por meio de luz solar. À noite essas partículas emitem a energia captada do Sol, produzindo uma luz azul metálica sem a necessidade de eletricidade. A cor azul foi escolhida pelos autores do projeto porque, na opinião deles, combinava muito bem com o ambiente circundante e a luminosidade dura cerca de 10 horas.

 Ciclovia Lidzbark Warminski, no Nordeste da Polônia

Confira esse vídeo de como ficou a pista:

Embora ainda seja uma pequena parte da via, esses projetos nos fazem ter uma ideia sobre como será o futuro da bicicleta no espaço urbano.

 

Eng. Antônio Augusto Sousa Siqueira
Engenheiro Civil
LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/antoniosousasiq

 

 

 

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: