Casas subterrâneas

Sabe-se que nos primórdios a humanidade vivia em cavernas, onde nossos ancestrais podiam se abrigar e proteger-se de fenômenos naturais. Atualmente, mesmo diante novas tecnologias, as cavernas têm servido de inspiração para muitos Engenheiros e Arquitetos ao redor do mundo, virando tendência entre eles!

Hoje falaremos sobre as casas subterrâneas que estão aparecendo cada vez mais pelo mundo e que com certeza evoluíram muito de lá para cá. As casas subterrâneas podem ser a solução para problemas ambientais e pode garantir moradia diante do aumento da população mundial.

Separamos alguns exemplos de casas ao redor do mundo:

 

Casa Caverna em Missouri

 

 

Contemporânea e eficiente em termos energéticos, a magnífica mansão de 4.000 metros quadrados, foi construída dentro de uma caverna de arenito em Festus, Missouri. Projetada por Curt e Deborah Sleeper, a casa possui interiores que se misturam com as paredes naturais de arenito inacabadas. Graças ao aquecimento geotérmico e design inteligente, não existe a necessidade de ar condicionado ou aquecedores. O espaço que antes era local para concertos e ringue de patinação, agora se tornou uma residência familiar. 

 

 

Imóveis Lättenstrasse, Suiça

 

Projetada por Vetsch Architektur, a propriedade Suíça é composta de 9 casas que formam um condomínio. Essas casas usam o solo como isolamento, que as protege da chuva, temperaturas extremas, vento e desgaste.

 

Malator, País de Gales

 

 

Essa casa contemporânea é uma das obras arquitetônicas do País de Gales que ganhou o apelido local de '‘casa Teletubby”. O projeto é muito simples, com praticamente um cômodo interior divido por ambientes, enquanto do lado de fora, a casa se funde com a paisagem circundante.

 

Esses exemplos revelam que viver em moradias no subterrâneo reduz os custos com refrigeração no verão e de aquecimento no inverno, em 60% até 85%. Além disso as casas não são escuras e sombrias, pois suas estruturas são projetadas e construídas em locais geograficamente bem localizados, havendo a preocupação em desenvolver projetos com vãos de tamanhos e formatos variados que irão permitir a entrada de luz solar e constante iluminação da habitação. 
No Exterior, o interesse em ter uma casa como essa vai além, e muitas vezes está atrelado a segurança que as mesmas oferecem diante de catástrofes naturais como furacões e tempestades severas, o que no Brasil não é tão comum. Porém, depois de ver essas maravilhosas criações aconchegantes e cheias de originalidade, é fácil despertar em nós o gosto de um dia morar em uma casa como essa. Quem sabe a moda pega, não é?

 

Júlia Bustamante Ribeiro
Estudante de Engenharia Civil 
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/juliabustamante

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: