Concretagem em tempo frio

Então você tem medo de executar uma obra no inverno? Você sabia que a concretagem é afetada pelo frio? Saiba de algumas curiosidades de como agir nessa situação que causa preocupação nos engenheiros.

 

A concretagem no frio

 

Um dos primeiros itens que devemos ter atenção, além do estudo do solo e análise final do projeto arquitetônico, é a estação do ano, sim meu amigo engenheiro, a estação do ano!

Esse é um mau que atinge muito dos nossos colegas de profissão ao norte do planeta, continentes como: América do Norte (alguns países da América do Sul), Europa e grande parte do norte da Ásia.

O frio é um dos grandes problemas para os profissionais no meio civil e como engenheiro devemos saber lidar com essa situação, em alguns estados aqui do Brasil ou fora dele (exterior).

Foto: TILT-UP no inverno em Chicago (Igreja Ortodoxa ST)

 

Sabemos que o concreto é sensível ao frio, está sensibilidade é demonstrada rapidamente pelo aumento do tempo de pega e a lentidão no endurecimento do mesmo.

Em temperaturas entre +5º e 0º e com uma média de 2,5ºC o cimento PORTLAND, por exemplo, tem sua resistência de concreto reduzida a 50% ao terceiro dia, já a 90 dias cai para 10%. Já o cimento de escória (outro tipo), a sua resistência no terceiro dia é reduzida em 65%, já em 90 dias cai para 50%.

Outra curiosidade é que abaixo de 0ºC não se prepara nenhum mistura para o endurecimento, se a mistura é efetuada com material e a água fria, o concreto não endurece e formam-se cristais de gelo. Se a mistura for efetuada antes do frio intenso o endurecimento ainda é muito lento e por conta disso o concreto fica deteriorado no seu interior quando a água se transforma em gelo. Por isso usa-se a quantidade mínima de água na mistura do concreto.

 

Qual medida de precaução devemos ter no canteiro
 

O profissional de engenharia que convive com essa situação deve medir continuamente a temperatura e manter um registro para seu controle na obra. Claro que como gestor na obra, além das obrigações que nos são atribuídas, temos que sempre ficar a par da meteorologia através de redes de comunicação.

Foto: TILT-UP no inverno em Chicago (Igreja Ortodoxa ST)


Um gestor deve ser bem informado, para prever certas situações que podem ser evitadas com o auxílio da equipe que gerencia. Os estudantes de países com baixas temperaturas desde o 1º ano de faculdade aprendem a lidar com esse tipo de situação, pois convivem com o frio a maior parte do ano. No Brasil em alguns lugares e em certas estações é necessário estar atento para saber os momentos mais favoráveis para se trabalhar com a concretagem.

 

Harion Michel Perrone

Estudante de Engenharia Civil

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/harion-michel-perrone-a8a3a352/

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: