Bairro em Uberlândia será protótipo de cidade inteligente no Brasil

A Algar Telecom lançou em Uberlândia o projeto chamado de Cidade Conectada, que busca levar mais informação ao cidadão por meio de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC). 

O projeto será implantado inicialmente no Bairro Granja Marileusa, que serve de modelo urbanístico para a cidade e abrigava a antiga fazenda do Grupo Algar. Além da Algar Telecom, fazem parte do projeto a PromonLogicalis, Nokia, C.E.S.A.R e a Universidade Federal de Uberlândia.

 

O Projeto

 

Easybus

 

Esse sistema é um dos pontos principais do projeto. Ele irá permitir que o usuário de ônibus urbanos verifique em tempo real a lotação e fluxo de passageiros de cada linha. Além disso, também terá uso para que se verifique quais linhas estão vazias e quais estão mais cheias, podendo assim fazer um balanceamento entre elas.

 

Smart Lixeiras

 

Lixeiras eletrônicas equipadas com diversos sensores responsáveis por medir o volume de lixo descartado e o espaço disponível que ainda resta dentro. O usuário que jogar o lixo corretamente adquire pontos que podem ser trocados por prêmios, mais ou menos como ocorre com um cartão fidelidade ou com um sistema de milhagem de cartões de crédito.

 

Bueiros inteligentes 

 

Este sistema ainda é inédito no mundo todo, mas a ideia é que funcione da seguinte maneira: os bueiros serão instalados com um filtro que consegue medir e enviar a quantidade de volume retido dentro daquele local. Além disso, esses dados poderão ser cruzados com a previsão do tempo, por exemplo, alertando para uma manutenção antes de um período altamente chuvoso e reduzindo a possibilidade de enchentes e alagamentos.

My ID

 

O sistema permite identificar pessoas por meio de smartphones, wearables e tags. A identificação será utilizada também para pagamento de compras e acesso à locais como edifícios comerciais, hospitais e outros.

 

 

Balões de conectividade 

 

Inspirado em um projeto a longo prazo da Google, esta etapa deseja levar internet a localidade de difícil acesso e baixo investimento onde este tipo de tecnologia ainda não chega. E a maneira para fazer isso? Nada mais nada menos que balões!

 

Esperamos que esse exemplo se espalhe pelas cidades brasileiras e que essa experiência seja um sucesso em Uberlândia. Deixe seu comentário se tiver alguma dúvida ou sugestão!

 

Eng. Antônio Augusto Sousa Siqueira
Engenheiro Civil
LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/antoniosousasiq

 

 

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: