Automação Residencial de Baixo Custo

4 Mar 2017

Os avanços tecnológicos e a busca por conforto e segurança vêm fazendo com que a cada dia as residências tenham mais e melhores sistemas automatizados. Um dos principais objetivos é proporcionar conforto para os moradores auxiliando nas tarefas diárias e possibilitando a redução do consumo energético.

  

Sistema de Automação Residencial

 

O sistema de automação residencial vem com a linha de pensamento inteligente voltado para economizar tempo e dinheiro, além de melhorar a qualidade de vida, segurança e viabilizar o uso racional dos recursos para seus habitantes.

Funções sistema de automação residencial (Fonte: Intercine Home)

 

Geralmente são compostos por sensores (detectores de presença, medidores de temperatura, medidores de luminosidade, etc.), atuadores (interruptores de luz, ar-condicionado, etc.), bancos de dados e demais elementos necessários para criação e controle das regras.

 

Mercado Atual

 

A automação residencial existe a muitos anos no mercado, entretanto a falta de padronização dos equipamentos afeta diretamente o custo de implementação dos projetos. Tornando então um dos graves problemas nesta área.

A falta de padronização junto o déficit de mão de obra realmente especializada e a falta de conhecimento da sociedade em soluções de baixo custo, aumenta a crença de que os sistemas automatizados são altamente caros, mantendo a comercialização desses produtos elitizada e abrindo precedentes para exploração financeira.

No entanto, existem soluções mais econômicas e de grande eficiência no mercado. Essas estão sendo estudadas para que grande parte da sociedade possa usar sistema de automação e que pague um preço mais em conta.

 

Domótica

 

A palavra “Domótica” que nada mais é que a junção da palavra latina Domus (casa) e do termo Robótica.  O significado está relacionado à instalação de tecnologia em residências, com o objetivo de melhorar o dia a dia com base em dados de cada habitante da casa.

 

Significado de  Domótica (Fonte: Prof 2000)

 

Uma realidade que até pouco tempo atrás era considerada como futurística e sem possibilidades. As características fundamentais da domótica inteligente se consistem em ter memória, ter noção temporal, fácil interação com os habitantes, capacidade de integrar todos os sistemas do ambiente, atuar em várias condições, facilidade de reprogramação e capacidade de auto-correção.

A Domótica inteligente promove um sistema automatizado que esteja vinculada com os habitantes da residência, aprendendo dinamicamente com seus comportamentos. Dando ênfase à obtenção, tratamento e manutenção das regras. Que geralmente acontece com o sistema ABC (Automação Baseada em Comportamento), o qual aprende regras em função do comportamento do habitante. Assim para cada habitante da casa existe um banco de dados de aquisição de comportamento.

 

Sistema controlado por celular

 

Embora o uso da Domótica já tenha bastante adeptos, a opção que mais é utilizada é o sistema controlado por um aplicativo móvel. Devido ao seu baixo custo e fácil acesso, visto que a maioria da população possui celular ou tablet. Eles utilizam o Wi-Fi devido a sua disponibilidade em residências e pontos comerciais. 

A utilização de um sistema de automação por meio do celular e tablet utilizam um controlador (conecta o software a pessoa) e o protocolo ZigBee que apresenta a melhor eficiência energética.

 Sistema Android pode controlar aparelhos da casa (Fonte: El Mundo)

 

Os sistemas citados estão abertos a melhorias e ampliação das funcionalidades como por exemplo automatizar o sistema de entretenimento ou simplesmente ligar e desligar lâmpadas de cômodos da residência. Até mesmo ele pode acionar o sensor de presença, alarme, ar condicionado dentre outros.

 

Atualmente existe no mercado projetos novos, com preços reduzidos quando comparado a grandes empresas e que permitem a mesma função de automatizar a residência. Esse sistema apresenta uma gama de opções aos interessados e oferecendo a eles tudo que procuram ou precisam.

Como existem habitantes que se adaptam facilmente a inovações e outros não, o que se espera é o maior estudo em fontes mais acessíveis de automação residencial. Que permitam maior facilidade no dia a dia e que as pessoas venham a se adaptar, adquirindo cada vez mais automação em suas residências.

 

Natália Dias

Estudante de Engenharia Elétrica

LinkedIn | natalia.nasd@gmail.com 

 

 

FONTE:

ANGEL, P. M. Introducción a la domótica; Domótica: controle e automação. Escuela Brasileño-Argentina de informática. EBAI. (1993)

BOLZANI,C. Residências Inteligentes. São Paulo: Editora Livraria da Física,2004.

TONIDANDEL, F., Takiuchi, M., Melo, E. Domótica Inteligente: Automação baseada em comportamento. Congresso Brasileiro de Automática. (2004)

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: