Concreto Flexível

Já pensou em utilizar um concreto com a capacidade de se encurvar e auto consertar?

Hoje, o Blog Engenharia Moderna, vem trazer para vocês uma nova invenção da industria da construção civil, o concreto flexível.

Esse concreto é composto de fibras que ao hidratar endurece e forma uma camada impermeável, além de ter um alto potencial duradouro e resistência ao fogo. O material é capaz de se recuperar apenas com a adição de água e dióxido de carbono.

 

O material

 

O concreto é capaz de se auto reparar, pois foi desenvolvido para dobrar e quebrar em finíssimas lacunas e não se quebrar em pedaços ou criar fissuras grandes, como acontece com o concreto tradicional.

 Teste com carga concreto convencional x flexível

 

Essa capacidade ocorre por conta do uso de um cimento extra-seco que, quando exposto por uma fissura, reage com a água e o dióxido de carbono do ambiente para formar uma espécie de “cicatriz” de carbono de cálcio, o qual curiosamente é encontrar nas conchas de animais marinhos.

A imagem abaixo mostra as “cicatrizes” do concreto, as linhas brancas mostram o carbonato de cálcio que é formado depois do processo de cura.

 Concreto após processo de recuperação

 

Testes de Laboratório

 

Nos testes realizados em laboratórios, o processo de cura levou entre 1 e 5 ciclos de molhagem e secagem. O material é chamado de ECC (“Enfineered Cement Composite”), é mais flexível do que o concreto tradicional e apresenta mesmas características de resistência.

 

Yasmin Sousa Nogueira de Castro
Estudante de Engenharia Civil
yasminsousa.civil@gmail.com

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: