O primeiro túnel para navios

Em março desse ano o governo da Noruega anunciou a construção do primeiro túnel no mundo para navios! O objetivo desse projeto é criar uma via segura para a circulação de navios, evitando navegar por uma secção instável localizada na costa sudoeste do país.

 

Dimensões do túnel

 

A via para os barcos terá 1,7 km de extensão e será construída numa parte da encosta montanhosa da península, ligando duas grandes entradas do mar entre altas montanhas rochosas, marcas características da costa da Noruega.

Ela terá 36 metros de largura e um total de 49 metros de altura total, tamanho suficiente para passar a maioria dos navios de grande parte.

Resultado final previsto em projeto

 Dimensões do túnel para passagem de navios

 

Objetivo da obra

 

A região de Stadhavet é uma das áreas de navegação mais perigosas na costa da Noruega, por ano ela costuma ter cerca de 100 dias de tempestades, com muitos ventos e correntezas. Segundo as estatísticas oficiais, 33 pessoas já morreram no Mar de Stadhavet desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Por conta o objetivo principal é a segurança dos navios que passam pela área, o túnel não pretende diminuir o tempo gasto na rota normal, mas sim permitir que os navios possam navegar tranquilamente pelo Mar de Stadhavet.

 Vídeo modelo da obra

 

Orçamento

 

O orçamento previsto e aprovado pelo Governo da Noruega foi de um custo de US$ 310 milhões para este projeto. A estimativa é que 3 milhões de metros cúbicos de rocha sejam removidos durante a construção.

 

Eng. Antônio Augusto Sousa Siqueira
Engenheiro Civil
LinkedIn | antonioaugustoss@hotmail.com

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: