Quatro competências que todo engenheiro deve ter

Cada área de atuação possui diferentes desafios e requer habilidades específicas. Podemos citar como exemplo os jornalistas que precisam da habilidade de escrita, do qual um contador, por exemplo, não precisaria.

Na engenharia não é diferente. Independente do assunto que mais agrade, algumas habilidades e competências são essenciais ao sucesso profissional do engenheiro. Confira a seguir quatro competências que todo engenheiro precisa desenvolver.

 

1- Aptidão para cálculos

 

É muito comum a gente ouvir a seguinte frase: “Sou de humanas (ou biológicas), odeio matemática”, essa frase é muito utilizada para justificar a escolha do curso superior. Apesar de ter sido criada como uma forma de bom humor, ela serve bem para mostrar uma das principais habilidades necessárias para a engenharia.

Os cálculos da área podem ser complexos para os que não possuem intimidade com os números, coisa que é comum no Brasil. No ranking mundial, o país frequenta atualmente posições muito ruins nesta disciplina.

Evidentemente, essa característica já restringe muito a possibilidade de formação em engenharia para boa parte da população. Se você deseja ser engenheiro, portanto, é preciso gostar de matemática e, principalmente, de números.

 

2- Comunicação e trabalho em equipe.

 

Na engenharia, é impossível viver sozinho! Você até pode ter uma ou outra função mais isolada pontual, precisando apenas da elaboração de cálculos ou planilhas, por exemplo, mas para ter sucesso na carreira precisará lidar e conviver com outras pessoas. Para isso, ter uma boa comunicação é essencial para se fazer a execução das tarefas.

Além disso, saber ouvir é outra característica importante para o engenheiro. Você terá sempre uma equipe para gerenciar com os mais diversos gênios, pensamentos e formações. É preciso saber lidar e respeitar as opiniões, inclusive de cargos inferiores ao seu.

Essa habilidade é tão importante que pode fazer um projeto ruir pela má gestão dos envolvidos. Alguém que tem dificuldade de comunicação e trabalho em equipe pode tornar os participantes do projeto desmotivados e complicar uma boa execução.

3- Observação e visão de mercado

O cargo de engenheiro oferece muitos campos de atuação e sempre tem a possibilidade de crescimento dentro da empresa. Assumir cargos gerenciais é muito comum, mas exige ampla capacidade de observação para que o profissional perceba oportunidades de inovação que possam estar um passo a frente dos competidores no mercado.

 

4 - Domínio das novas tecnologias.

 

A tecnologia tem invadido todas profissões, na engenharia essa invasão é ainda maior. O profissional da engenharia deve estar atento a novos maquinários, softwares e modelos de gestão. Para se manter atualizado é sempre necessário estar estudando, frequentando feiras e trocando informações com outros profissionais.

No mercado com alta competitividade que nos encontramos a tendência é que os profissionais que não se atualizem percam o seu espaço.

 

Separamos aqui algumas características que são indispensáveis para os profissionais da área, procure desde o começo da faculdade estar trabalhando cada um desses campos, isso vai garantir uma maior possibilidade de conseguir uma carreira de sucesso.

 

Eng. Antônio Augusto Sousa Siqueira
Engenheiro Civil
LinkedIn | antonioaugustoss@hotmail.com

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: