Gabarito de Obra, uma etapa essencial

Preparamos hoje uma reportagem para falar sobre algo muito importante para qualquer obra: o Gabarito! Primeiro passo após a terraplanagem, a confecção do gabarito de obra é algo fundamental para não se ter dores de cabeça na sua construção.

 

O que é o Gabarito de uma obra?

 

No dicionário encontramos a seguinte definição para a palavra gabarito: "Modelo que serve para traçar, verificar ou controlar o perfil ou as dimensões que devem ter certos objetos." (Fonte: Dicio).

Como podemos ver, o gabarito então serve como base para confecção de objetos nas dimensões de projeto, portanto o gabarito em uma obra serve como diretriz para que a construção seja feita nas medidas corretas.

 Como deve ser feito o gabarito?

 

O gabarito é montado com auxílio de pequenos pedaços de madeira colocados a cada 1,5 m ou 2 m, nos quais são fixadas tábuas de 15 ou 20 cm de largura. Essas tábuas servirão de suporte para as linhas que definirão os elementos que compõe a construção (paredes, divisas, etc.). Essas linhas podem ser de arame ou fio de náilon.

 Detalhe de gabarito em obra

 

Essa estrutura em madeira é colocada ao redor de toda construção a ser locada, a aproximadamente 1,20 m do local da construção e com altura superior ao nível do baldrame, variando de 0,4 m a 1,5 m acima do nível do solo. Existem profissionais que usam seu posicionamento de modo que fique com altura superior aos operários, para facilitar o tráfego tanto de pessoas como de equipamentos pela local da obra.

Nos pontos onde ocorre o encontro de dois fios demarca-se com o piquete, pois naquele lugar deverá haver um pilar ou fundação.

Confira esse vídeo que separamos para vocês onde é explicado como deve ser feito o gabarito:

 

Não se esqueça!!

 

Independente de qual for o método de locação empregado, é de extrema importância que ao final de cada etapa de locação conferir os eixos demarcados, procurando evitar erros nessa fase.

Para realização dessa conferência pode se usar o auxílio de equipamentos de topografia ou até uma verificação simples dos esquadros das linhas que originaram cada ponto da locação.

 

Eng. Antônio Augusto Sousa Siqueira
Engenheiro Civil
LinkedIn | antonioaugustoss@hotmail.com

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: