Inovatec System, um novo método construtivo!

No mercado da construção civil a buscar por inovações segue em ritmo acelerado, sempre tentando criar soluções para melhor atender as necessidades dos clientes e o meio ambiente. Novos métodos construtivos vêm revolucionando o setor imobiliário. Alguns deles já estão disponíveis no mercado brasileiro e estão substituindo às obras de alvenaria, inclusive no segmento de residências populares.

Hoje vamos falar sobre um novo método construtivo que já foi utilizado em Curitiba/PR pela empresa Inepar Triunfo. No distrito industrial da cidade foram construídas como um tipo de teste para implantação de novas casas populares na região, uma tecnologia chamada Inovatec System. O protótipo passou por diversas avaliações, para adaptá-lo corretamente às condições locais. Após o sucesso da construção, a ideia, agora, é inseri-lo ao programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

 

Inovatec System

 

O Inovatec System é um sistema construtivo ecológico, que possui reconhecimento mundial e que possui selo verde, emitido pela United States Green Building Council. Trata-se de uma estrutura composta de materiais sintéticos obtidos a partir de processos industriais que substitui a alvenaria convencional.

 Composição da estrutura

 

A sua ideia é baseada em processos náuticos e aeroespaciais. Para confecção das estruturas são combinadas fibras de vidro, resinas epóxicas e polisocianurato. Pode ser utilizada para erguer edificações térreas, tais como: residências, hospitais, escolas, armazéns e outros.

 

Características do sistema

 

Os painéis monolíticos estruturais especiais empregados no Inovatec System possuem densidade de 35kg/m³ a 45kg/m³. Elas não necessitam de estruturas auxiliares (pilares, vigas e armações metálicas), como em outros sistemas construtivos, já que são por si só estruturais. Eles são desenvolvidos na indústria e levados prontos para o canteiro de obras, já na medida e com os cortes dos vãos, instalações elétricas e hidráulicas embutidas.

 

Podemos destacar as seguintes características:


– Resistência a ventos de até 250 km/h;
– Resistência a variações de temperatura;
– Resistência à ação da maresia, de fungos e bactérias;
– Alta impermeabilização;
– Não inflamável;
– Não tóxico;
– Baixo nível de manutenção, apresentando menos fissuras, infiltrações, emboloramentos e outros tipos de deteriorações.

 

 

 

Vantagens e desvantagens

 

Um dos maiores benefícios do uso dessa tecnologia é que utilizando ela se pode erguer uma edificação simples em cerca de quarenta e oito horas, algo que é realmente importante para quem busca reduzir custos e prazos de uma obra.
Essas unidades de habitações pré-fabricadas são muito seguras e apresentarem grande durabilidade. Sua eficiência garantem economia de recursos, limpeza e ordem do local. Tudo isso é bastante positivo, tanto para o construtor, quanto para seus clientes e a natureza.

Como desvantagem surge o custo, dependendo da disponibilidade no país, ela pode custar um pouco mais do que as de alvenaria tradicional.

 

Instalação dos painéis

 

Embora a tecnologia seja nova no país, ela já é utilizada há anos nos Estados Unidos. O primeiro passo é a criação da base para estrutura, para isso é feito um radier. Após isso, os painéis são instalados sobre perfis metálicos, nos formatos de ‘H’ e ‘U’ – de acordo com o projeto de montagem da edificação. Esses reforços são fixados à fundação por meio de parafusos parabolt.

Radier com perfil instalado para receber as placas

 

A união entre suas placas é feita através de uma cola a base de resina epóxi, de grande resistência – um sistema de soldagem química a frio, chamado de Inovatec Bond. Todas as faces são, então, revestidas com um compósito reforçado com fibra de vidro.

A fase final da construção é o acabamento. As paredes internas, assim como a face interna da cobertura, devem ser revestidas com placas de gesso acartonado. É recomendado que certos ambientes, como banheiros e cozinhas, sejam revestidos com placas cerâmicas. Os demais planos podem receber a aplicação de pintura comum, a base de tinta acrílica.

Ficou com alguma dúvida? Assista esse vídeo da construção de uma casa utilizando esse sistema, desde a fundação à cobertura:

 

Empresa que trabalham com o produto

 

A única fornecedora desse material atualmente no país é a empresa Inepar Triunfo, acesse o site da empresa e saiba mais: http://www.inepartriunfo.com.br/

 

Eng. Antônio Augusto Sousa Siqueira
Engenheiro Civil
LinkedIn | antonioaugustoss@hotmail.com

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: