Diário de obra, como fazer?

Hoje vamos falar sobre um documento muito usado na maioria das obras: o Diário de obra. Ele é usado para registrar informações importantes sobre cada dia da construção. É uma espécie de um arquivo sobre os acontecimentos da obra.

Nele devemos anotar tudo o que é importante no dia a dia de uma obra: os serviços feitos, os equipamentos utilizados, as condições do clima, etc. Quando ocorrer, também devem ser descritos os problemas na execução de serviços, falhas nos equipamentos, atrasos, etc.

 

Importância do Diário de Obra

 

O diário de obra é de extrema importância para qualquer construção, pois ele conta todos detalhes da construção do empreendimento ao longo de todo seu período de execução.

Entre as vantagens de se fazer o diário de obra podemos destacar:

- O diário serve para discutir determinadas ocorrências com os envolvidos na construção;

- É um registro de atividades de todos funcionários, lá podemos consultar: o número de faltas, os dias que elas ocorreram, também são registrados discussões, não cumprimento de meta do serviço, entre outras informações;

- Pode ser um documento de defesa para os engenheiros envolvidos, pois ele comprova o que foi executado e se estava de acordo com o projeto;

- Ele pode ser instrumento para justificar problemas de prazos com o cliente;

Portanto, o diário é uma ferramenta com valor de documento, e por isso deve ser preenchido com atenção e da maneira mais clara possível.

 

Como deve ser feito

Não existe um modelo padronizado e nem uma norma definida sobre o diário de obra. Cada profissional costuma adotar o seu próprio modelo. Ele pode ser feito através de planilhas eletrônicas, preenchidas diretamente do computador ou tablet, ou através de planilhas impressas para serem preenchidas à mão.

Confira essa imagem de um modelo de diário de obra:

 

 

Como dica destacamos sempre tentar adicionar registros fotográficos no diário de obra, anexar fotos da execução de cada serviço pode ser extremamento útil para comprovar e tirar dúvidas do que foi realizado naquele dia de serviço.

Essa foi mais uma reportagem com foco no dia a dia de obra, esperamos que seja algo útil na sua vida profissional. Qualquer dúvida, critica ou sugestão deixe o seu comentário!

 

Eng. Antônio Augusto Sousa Siqueira
Engenheiro Civil
LinkedIn | antonioaugustoss@hotmail.com

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: