Por que colocamos cloro na água?

Sabemos que a água destinada ao nosso consumo, seja para tomar banho, lavar o carro, alimentação, lazer ou para beber, deve obedecer padrões de potabilidade estabelecidos pelo Portaria nº 2.914 / 2011 do Ministério da Saúde. A potabilidade da água esta relacionada ao conjunto de valores (físico - químicos, biológicos e radioativos) que não ofereçam riscos à saúde humana.

 

Portaria nº 2.914 / 2011

 

Segundo a Portaria nº 2.914 / 2011, a verificação da potabilidade é dividida em classes de análises, sendo as mais frequentes as análises físico-químicas (tais como turbidez, cor e pH) e as análises bacteriológicas (como Escherichia Coli e Coliformes Totais, dentre outras).

As companhias de abastecimento de água (como a CASAN em Santa Catarina) devem e se orientam por meio dessa portaria, de forma a garantir distribuição de água com qualidade e quantidade, visando sempre a proteção da saúde do homem e o seu desenvolvimento.

 

Tratamento da água

 

Para atender esses requisitos, a água deve antes de chegar em nossas torneiras passar por rigorosas etapas de tratamento, sendo usualmente:

 

- Floculação;

- Decantação;

- Filtração;

- Cloração;

- Fluoretação.

 

Porém, é importante salientar que todo tratamento da água para consumo humano, dependendo do tipo de água captada (superficial ou subterrânea), requer conhecimento técnico e pessoal qualificado.

Em relação às águas superficiais, por exemplo, o tratamento mínimo requerido envolve a filtração e a cloração, mas pode ser exigido tratamentos mais avançados dependendo das características da água.

As etapas de floculação, decantação e filtração retiram as partículas grosseiras e finas da água. Já a fluoretação da água é destinada à prevenção da incidência de cáries, sendo realizada ao final do processo. Enquanto que na etapa de cloração, ocorre a desinfecção da água por meio de adição de um desses elementos:

 

- Cloro;

- Dióxido de Cloro;

- Radiação Ultravioleta;

- Iodo;

- Sais de Prata;

- Ozônio.

 

Por meio deles, ocorre a eliminação agentes patogênicos causadores de doenças, tais como: bactérias, vírus e protozoários que geralmente crescem nos reservatórios de abastecimento de água, nas paredes de condutores de água ou em tanques de armazenamento.

 

O Cloro

 

Embora exista uma infinidade de produtos que podem ser utilizados para a desinfeção da água, o cloro é o mais indicado para o processo de desinfecção. Os principais produtos da sua família disponíveis no mercado são:

 

- Cloro gasoso;

- Cal clorada;

- Hipoclorito de sódio;

- Hipoclorito de cálcio.

 

Tais produtos também são aplicados em serviços de abastecimento para controle do sabor e odor, prevenção de crescimento de algas, remoção de ferro e manganês, remoção de cor e controle do desenvolvimento de biofilmes em tubulações.

Além disso, eles apresentam as seguintes vantagens:

 

- Boa acessibilidade em quase todos os países do mundo;

- Bom custo-benefício;

- Alta capacidade oxidante da matéria orgânica e inorgânica;

- Ação germicida;

- Boa persistência nos sistemas de distribuição; e

- Facilidade para ser medido e monitorado nas redes de distribuição depois que a água foi tratada e distribuída aos consumidores.

Entretanto, as concessionárias de saneamento devem estar atentas com a dosagem ideal e os equipamentos utilizados, pois a adoção de concentrações incorretas podem acarretar em gostos, odores e coloração da água entregue ao consumidor.

Por fim, concluímos que o cloro tem um papel muito importante em todo esse processo que permite assegurar a inocuidade da água, desde a produção até o momento do uso. Isso resulta em grande benefício, tanto em pequenos sistemas de comunidades rurais, ribeirinhas, indígenas, como em grandes cidades.

 

Émilin J.C. de Souza 

Engenheira Ambiental | Escritora do Blog 2 Engenheiros

Émilin têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi.

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: