Stephen Hawking - Um gênio da era moderna (1942-2018)

Hoje o assunto não poderia ser outro, nesse dia 14 de março morreu um grande nome da física, Stephen Hawking. Você sabe quem ele é? É sobre isso que vamos falar, mostrar um pouco da história desse gênio que revolucionou o mundo com suas teorias.

 

Quem é Stephen Hawking

 

No dia 8 de janeiro de 1942 nasceu em Oxford, na Inglaterra, o físico teórico Stephen William Hawking, um dos mais consagrados cientistas da atualidade. Doutor em cosmologia, ele foi responsável por contribuições fundamentais no mundo da física e ocupava a cadeira de Isaac Newton como professor de matemática na Universidade de Cambridge. Ele é considerado o mais brilhante físico teórico desde Albert Einstein.

 Albert Einstein, Hawking e Isaac Newton em obra de ficção da série Star Trek

 

Contribuição para Física

 

- Singularidade em colapso gravitacional (1970)


Físicos que trabalham na teoria da relatividade de Einstein perceberam que é possível haver singularidades – pontos onde o espaço-tempo parecem ser infinitamente curvo. Mas não ficou claro se singularidades eram reais ou não. Roger Penrose, no Birkbeck College, em Londres, mostrou que as singularidades formariam buracos negros. Mais tarde, Penrose e Hawking aplicaram a mesma ideia a todo o universo e mostraram que a teoria de Einstein previa uma singularidade em nosso passado distante. Foi o big bang.

 

- Mecânica dos buracos negros (1971-1972)

 

Buracos negros têm seus próprios conjuntos de leis que espelham as mais familiares leis da termodinâmica. Hawking surgiu com a segunda lei, que afirma que a área de superfície total de um buraco negro nunca vai ficar menor (em oposição a física quântica). Também conhecido como o teorema de área de Hawking, criou um quebra-cabeças para os físicos. A lei implicita que buracos negros são quentes, uma contradição com a física clássica, que diz que os buracos negros não podem irradiar calor. Em um trabalho separado, Hawking trabalhou sobre o teorema de buracos negros, que afirma que os buracos negros podem ser caracterizados por três números – seu momentum angular, massa e carga.

 

- Buracos negros podem desaparecer (1974-1975)

 
Nada pode escapar de um buraco negro, ou pelo menos era assim que os físicos pensavam. Hawking recorreu a teoria quântica para mostrar que os buracos negros devem emitir calor e eventualmente desaparecer. O processo é lento para os buracos negros normais. Seria preciso mais do que a idade do universo para que um buraco negro com a mesma massa que o nosso Sol evapore. Mas os buracos negros menores evaporam mais rapidamente, e perto do fim de suas vidas liberam calor a uma taxa espetacular. No último décimo de segundo, um buraco negro pode explodir com a energia de um milhão de bombas de Hidrogênio com um megaton.

 

- Como podem surgir galáxias (1982)


Uma teoria popular na cosmologia sustenta que o universo primitivo passou por um período de inflação galopante, logo após o big bang. Hawking foi um dos primeiros a mostrar como as flutuações quânticas – minúsculas variações na distribuição da matéria – durante a inflação, podem ter dado lugar à propagação de galáxias no universo. O que começou como uma pequena diferença cresceu dentro da estrutura cósmica que vemos. Mapas cosmológicos recentes captam o brilho fraco do big bang e podem revelar os tipos de variações que Hawking trabalhou.

 

5. Função de onda do universo (1983)


Hawking passou boa parte de seu tempo tentando desenvolver uma teoria quântica da gravidade. Ele começou a aplicar a sua ideia euclidiana gravidade quântica aos buracos negros, mas, em 1983, juntou-se com Jim Hartle, na Universidade de Chicago. Juntos, eles propuseram uma “função de onda do universo”, que, em teoria, poderia ser usada para calcular as propriedades do universo que vemos ao nosso redor.

 

Esclerose lateral amiotrófica (ELA)

 

Hawking era portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem atingir as funções cerebrais. Essa é uma doença que ainda não possui cura, ela foi detectada quando tinha 21 anos.

Com o tempo a doença foi desenvolvendo e em boa parte da sua vida para conseguir conversar e locomover, Hawking, contava com uma moderna cadeira desenvolvida especialmente para ele. Veja essa imagem que mostra um pouco da tecnologia envolvida nesse aparelho:

Hawking foi um icone em todos sentidos, além de suas pesquisas, teve participação em séries famosas (Big Bang Theory, Simpsons, Star Trek, etc.)

Agora que conhece um pouco da história desse gênio da era moderna, indicamos que vocês busquem aprender um pouco mais, procure livros e artigos escritos por ele. Cada minuto dedicado para isso será muito importante para seu crescimento intelectual.

 

Antônio Augusto Sousa Siqueira

Engenheiro Civil

antonioaugustoss@hotmail.com | Linkedin

 

 

 

 

 

 

 

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: