5 motivos para optar pelo reforço estrutural com fibra de carbono

Vamos levantar hoje algumas vantagens que encontramos na utilização da fibra de carbono para realização de reforços estruturais. Esse material vem cada vez mais ocupando o mercado da construção civil e tem tudo para substituir o uso concreto armado em muitos casos.

 

O que é o reforço estrutural?

 

O reforço estrutural pode ser definido como o aumento resistência das peças de concreto armado com o aumento da seção geométrica e acréscimo de armaduras.

Essa solução é indicada quando as construções estão sujeitas a sobrecargas não previstas no projeto original ou quando a edificação vai passar por alguma intervenção que possa comprometer sua estrutura.

Para esse serviço a solução mais tradicional é o reforço com concreto com barras ou chapas de aço. Porém, com o passar do tempo, esse serviço vem perdendo mercado para o reforço com fibra de carbono. Apontamos 5 razões para esse fato.

 

Agilidade na aplicação e redução do tempo da obra

 

O compósito de fibra de carbono atinge 100% da sua resistência em 7 dias. Já o concreto precisa de 30 dias. Dessa forma, o uso da fibra reduz muito o tempo da realização de uma obra.

 

Praticidade


Sua aplicação é prática, pois sua aderência junto ao elemento estrutural é feita com resina epoxídica, resultando em diminuição do tempo de aplicação do material. Após 24 de horas da sua aplicação, há ganho de resistência permitindo seu recobrimento.

 

Mais durabilidade


Com baixíssimo coeficiente de dilatação e alta rigidez, a fibra de carbono possui excepcional resistência a todos os tipos de ataque químico, não sendo afetada pela
corrosão como acontece com o aço.


Alta resistência


As fibras de carbono apresentam como características principais elevada resistência à tração e elevado módulo de deformação, com valores que chegam a superar as propriedades correspondentes dos aços de mais avançada tecnologia.


Baixa densidade


Devido à sua baixa densidade não provoca aumento da sobrecarga, ideal para áreas onde não se permite alteração no espaço arquitetônico como garagens, janelas e portas.

Segundo Marcus Dantas, diretor da Retrofit Engenharia, empresa especializada em reforço estrutural com fibra de carbono, os compósitos reforçados com fibras de carbono atuam como elementos resistentes aos esforços de tração que incidem no elemento estrutural. “Contudo, a aplicação do produto exige a contratação de empresa especializada; caso contrário, o seu desempenho pode não ser o esperado”, adverte.


Sobre a Retrofit Engenharia


Presente há 15 anos no mercado de construção nacional, a Retrofit Engenharia é especializada em, retrofit de imóveis para os mais diversos segmentos de mercado, como Educação, Saúde, Hotelaria, Corporativo e Patrimônio Cultural. A empresa oferece soluções integradas e serviços especializados para modernização e valorização de imóveis. Além do retrofit, também realiza obras de Restauro, Recuperação e Reforço de Estrutura, Reforma e Tratamento Protetor de Fachada, Sistemas Impermeabilizantes, Injeções e Tratamentos Isolantes e Construções Novas.

 

Antônio Augusto Sousa Siqueira

Engenheiro Civil

antonioaugustoss@hotmail.com | Linkedin

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: