BIM: o que é e qual seu valor no mercado

A tecnologia está em toda parte, inclusive na arquitetura e na engenharia. A modernização dos projetos visa proporcionar mais eficiência e segurança nas obras, além de gerenciá-las de forma multidisciplinar.

O arquiteto canadense Frank Gehry, famoso pelo seu estilo inovador e ganhador de vários prêmios, foi um dos pioneiros da arquitetura digital e utilizou gerenciamento em BIM para a construção da Beekman Tower um, prédio de 78 andares e mais de 900 apartamentos localizado em Manhattan, sendo uns dos maiores arranha-céus do mundo.

Beekman Tower - Manhattan

 

O que é o BIM?

 

O BIM - Building Information Modeling é uma tecnologia que permite criar modelos virtuais completos e precisos de um projeto construtivo em todas as suas fases. Ele trabalha com modelos que são mais fáceis de assimilar, e vem para facilitar diversas etapas, até então tidas como mecânicas no processo. Desta forma, o sistema permite o trabalho conjunto de arquitetos, clientes, construtores, engenheiros e outros participantes relevantes, em um único processo.

“O aprendizado do BIM pode ser comparado ao ciclo de vida de uma árvore frutífera. Tudo começa com uma pequena semente de algum software, plantada em um solo fértil e produtivo: o escritório de arquitetura ou engenharia. O processo evolui e a plantinha começa a crescer”, explica o empresário, investidor e professor do Instituto de Pós-Graduação (IPOG) Marcelo Holsback, sobre como se dá o desenvolvimento do projeto. Holsback é Ingénieur en Génie Informatique et en Génie Mathématique pela EISTI (França) e Systems Engineer pela Microsoft University. No IPOG, é professor da pós-graduação em Master BIM: Ferramentas de Gestão e Projeto, nas unidades de Curitiba e Londrina.

 

Vale a pena buscar uma Especialização em BIM?


Atualmente, o mercado da construção civil proporciona inúmeras oportunidades para profissionais que tenham estes conhecimentos, havendo uma crescente valorização por esta especialidade. Projetos de grande porte e áreas específicas do segmento já têm a metodologia BIM como obrigatória, colocando os parâmetros salariais destes profissionais em patamares significativamente superior.

Segundo pesquisa feita pela Catho Educação, uma pós-graduação pode aumentar até 47,5% o salário de profissionais da área da construção civil. Além disso, determinados órgãos públicos já têm como obrigatoriedade o desenvolvimento de projetos nestas plataformas, assim como a área de licitações públicas, nacionais e internacionais, que já tem o emprego do BIM como elemento obrigatório para entrega de projetos. 

 

IPOG - Instituto de Pós-Graduação e Graduação está fornecendo um curso de pós graduação exatamente nessa área. Essa é a oportunidade de você se capacitar para essa nova exigência do mercado. Segue informações sobre o curso:

 

Curso: Pós-graduação em Master BIM: Ferramentas de Gestão e Projeto
Início: 08 de março
Local: IPOG Londrina – PR
Av. Ayrton Senna da Silva, 500, sala 4, térreo
Ed. Torre Di Pietra Gleba Palhano 

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: