Metodologia PERT/CPM

Vivemos um período onde o mercado exige cada vez mais planejamento e a organização na execução de projetos. Ter o controle de todo o processo se tornou algo essencial e hoje é uma disciplina de constante estudo.

Em meio a todas novidades dessa área temos uma ferramenta de trabalho chamada: Método do Caminho Crítico (em inglês Critical Path Method, CPM). O CPM é uma metodologia versátil, que pode ser utilizada para gerenciar todo tipo de projeto e até mesmo linhas de produção.

Essa ferramenta é utilizada no planejamento e gerenciamento de projetos no qual as atividades são apresentadas em forma de rede (Diagrama de redes PERT), onde é possível se identificar as durações dos diversos caminhos de atividades existentes naquele projeto.

 

Simbologia - PERT/CPM

 

A rede as atividades, representadas por flechas (Contínuas ou pontilhadas), por círculos e pelas características de uma atividade (números sob as flechas). Essa simbologia tem como objetivo facilitar a leitura e visualização de todo planejamento do projeto. Segue explicação sobre cada símbolo utilizado:

 

Setas

As setas representam as tarefas que precisam ser executadas durante o projeto. Geralmente essas tarefas são nomeadas por letras (A, B, C, D, etc.). Ainda nas setas, é preciso colocar o tempo que as tarefas levarão para ser executadas e folgas (dias onde uma atividade deve ser pausada até o término de outra).

Círculos

São chamados de “nós” e simbolizam a transição entre as tarefas, ou seja, o término de uma atividade e o início de outra. Aos círculos se ligam as setas, sejam normais ou as pontilhadas. Os nós são enumerados para facilitar a identificação dos momentos do projeto.

Setas Pontilhadas

As setas pontilhadas são utilizadas para indicar o que o método chama da atividade imaginária ou fantasma. Essa atividade na verdade não existe, não está presente no projeto, porém marca um ajuste de programação, mostrando que determinadas atividades tem dependência de outras atividades.

Exemplo: para executar a tarefa E, nós precisamos que a tarefa B e a tarefa e a tarefa C estejam finalizadas.

Caminho Critico

 

Um dos principais objetivos do CPM é colocar ordem nas tarefas que serão feitas, indicando uma sequência a ser seguida. Através disso é identificado o Caminho Crítico que é a sequência que leva mais tempo para ser finalizada, indicando o tempo máximo que um projeto levará. 

Antônio Augusto Sousa Siqueira

Engenheiro Civil

antonioaugustoss@hotmail.com | Linkedin

 

l Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2019

Please reload

Parceiros
DIVULGUE
SUA
MARCA
Insvista na sua marca!
Entre em contato
Arquivo
Please reload

  • https://www.facebook.com/wix
  • Facebook Metallic

© 2016 BLOG ENGENHARIA MODERNA  l  Todos direitos reservados.

Parceiros: